O "APAGÃO da CLIX" em Amares e Vila Verde
Clientes acusam empresa de publicidade enganosa no Vale do Homem
Clix acusada de enganar clientes
Fraude, burla, vigarice e publicidade enganosa. É nestes termos que clientes 'Clix' abordam o incumprimento contratual da operadora na campanha 'ASDL Banda larga - Clix 2Mb', cuja mensalidade se situava nos 22,50 euros, mas que acabou depois por não ter assegurar a assunção do serviço.
Face ao preço "convidativo", inúmeros utilizadores dos concelhos de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro contrataram o serviço e romperam com a tradicional ligação normalmente afecta à PT , mas acabaram informados que "afinal esta não é uma zona Clix".
A operadora 'Clix', do Grupo Sonae, tem recebido inúmeras queixas dos clientes lesados. O processo de angariação de clientes na campanha 'ASDL Banda larga - Clix 2Mb' funcionava através dos comerciais Clix, que visitavam a casa dos potenciais clientes.
Em poucos minutos, estes eram informados que integravam a designada 'zona Clix' (com infra-estruturas próprias da empresa), o que permitia a adesão à campanha que propunham. Dadas as explicações, conferidas as condições, vincados os valores a pagar conforme folheto promocional e em muitos casos após confirmação da seriedade da oferta junto da sede da empresa, passava-se à assinatura do contrato.
Um número elevado de clientes acabou por rescindir o contrato com outras operadoras do mercado. Poucos dias depois, o Director do Serviço ao Cliente, Luís Costa, dava as boas-vindas à Clix e fornecia os dados de acesso à 'Internet ADSL 2MB' ; o 'username' e a 'Password'.
Surpresas
Em grande parte dos casos, visto verificar-se um atraso no acesso ao serviço, os clientes contactavam o serviço de Apoio a Clientes, para obter informações complementares. Para espanto geral, o serviço informava que o valor do contrato não era de 22,50 euros, tal como constava no folheto apresentado pelo comercial da Clix, mas sim de 29,90 euros.
"Fiquei revoltado, senti-me enganado e burlado", adianta Manuel Araújo, jornalista freelancer de Amares, que havia aderido à campanha. "O preço era convidativo, rescindi com a PT e aguardei a adesão", refere Adelino Ramôa, outros dos clientes lesados.
Como estes, outros casos que configuram as mesmas queixas foram narrados à reportagem do jornal 'Terras do Homem', que constatou tratar-se de uma situação que atinge populações quase inteiras de várias freguesias dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
"Contactei novamente os serviços de Apoio ao Cliente, para informar que não aceitaria o valor de 29,90 euros, mas sim o valor do contrato por mim assinado; ou seja, 22,50 euros", revela Manuel Araújo. Acrescenta que "nada decidiram, mandaram-me esperar algum tempo, pois 'um superior hierárquico' me contactaria para dar a decisão. Mais tarde, fiquei surpreendido ao constatar que a minha zona já não é considerada ‘zona Clix'.
"Vigarice"
Os casos vão-se avolumando e as queixas seguem em número elevado para a operadora.
"Isto é uma autêntica vigarice", considera Adelino Ramôa, sustentando que "eles enganaram-se e nós acabamos prejudicados. Quero ver quem repõe os prejuízos e inconvenientes". Vinca que "nesta fase, apenas reclamo do mau serviço".
Manuel Araújo vai mais longe: "exijo o cumprimento integral do contrato, ou ser ressarcido das percas que eventualmente irei ter".
Provedor e Belmiro
Em muitos casos, o processo está a seguir a via judicial. Advogados contactados pelo jornal 'Terras do Homem' referem que o caso pode configurar, "numa análise simplista, 'publicidade enganosa".
O caso chegou à consideração do Provedor do Cliente. Este terá mencionado a intenção de resolver a questão a contento das partes.
Ao que apurámos, alguns dos clientes mais 'irados' terão sido contactados no sentido de aceitarem as novas condições ('ADSL Banda larga- 'Clix 2Mb'! mensalidade de 29,50), a troco de dois meses de acesso gratuito.
O caso terá chegado mesmo às mãos de Belmiro de Azevedo, 'patrão' da Sonae, tal a persistência de muitos clientes.
"Apenas nos resta apresentar as nossas sinceras desculpas pela presente situação, tal como por todas as informações incorrectas que foram prestadas anteriormente, sendo compreensível qualquer atitude que tome, dada esta situação. Para qualquer esclarecimento, não hesite em contactar a nossa linha de apoio ao cliente: 808102030" esta foi a resposta da Clix ao sucedido.
Face ao preço "convidativo", inúmeros utilizadores dos concelhos de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro contrataram o serviço e romperam com a tradicional ligação normalmente afecta à PT , mas acabaram informados que "afinal esta não é uma zona Clix".
A operadora 'Clix', do Grupo Sonae, tem recebido inúmeras queixas dos clientes lesados. O processo de angariação de clientes na campanha 'ASDL Banda larga - Clix 2Mb' funcionava através dos comerciais Clix, que visitavam a casa dos potenciais clientes.
Em poucos minutos, estes eram informados que integravam a designada 'zona Clix' (com infra-estruturas próprias da empresa), o que permitia a adesão à campanha que propunham. Dadas as explicações, conferidas as condições, vincados os valores a pagar conforme folheto promocional e em muitos casos após confirmação da seriedade da oferta junto da sede da empresa, passava-se à assinatura do contrato.
Um número elevado de clientes acabou por rescindir o contrato com outras operadoras do mercado. Poucos dias depois, o Director do Serviço ao Cliente, Luís Costa, dava as boas-vindas à Clix e fornecia os dados de acesso à 'Internet ADSL 2MB' ; o 'username' e a 'Password'.
Surpresas
Em grande parte dos casos, visto verificar-se um atraso no acesso ao serviço, os clientes contactavam o serviço de Apoio a Clientes, para obter informações complementares. Para espanto geral, o serviço informava que o valor do contrato não era de 22,50 euros, tal como constava no folheto apresentado pelo comercial da Clix, mas sim de 29,90 euros.
"Fiquei revoltado, senti-me enganado e burlado", adianta Manuel Araújo, jornalista freelancer de Amares, que havia aderido à campanha. "O preço era convidativo, rescindi com a PT e aguardei a adesão", refere Adelino Ramôa, outros dos clientes lesados.
Como estes, outros casos que configuram as mesmas queixas foram narrados à reportagem do jornal 'Terras do Homem', que constatou tratar-se de uma situação que atinge populações quase inteiras de várias freguesias dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
"Contactei novamente os serviços de Apoio ao Cliente, para informar que não aceitaria o valor de 29,90 euros, mas sim o valor do contrato por mim assinado; ou seja, 22,50 euros", revela Manuel Araújo. Acrescenta que "nada decidiram, mandaram-me esperar algum tempo, pois 'um superior hierárquico' me contactaria para dar a decisão. Mais tarde, fiquei surpreendido ao constatar que a minha zona já não é considerada ‘zona Clix'.
"Vigarice"
Os casos vão-se avolumando e as queixas seguem em número elevado para a operadora.
"Isto é uma autêntica vigarice", considera Adelino Ramôa, sustentando que "eles enganaram-se e nós acabamos prejudicados. Quero ver quem repõe os prejuízos e inconvenientes". Vinca que "nesta fase, apenas reclamo do mau serviço".
Manuel Araújo vai mais longe: "exijo o cumprimento integral do contrato, ou ser ressarcido das percas que eventualmente irei ter".
Provedor e Belmiro
Em muitos casos, o processo está a seguir a via judicial. Advogados contactados pelo jornal 'Terras do Homem' referem que o caso pode configurar, "numa análise simplista, 'publicidade enganosa".
O caso chegou à consideração do Provedor do Cliente. Este terá mencionado a intenção de resolver a questão a contento das partes.
Ao que apurámos, alguns dos clientes mais 'irados' terão sido contactados no sentido de aceitarem as novas condições ('ADSL Banda larga- 'Clix 2Mb'! mensalidade de 29,50), a troco de dois meses de acesso gratuito.
O caso terá chegado mesmo às mãos de Belmiro de Azevedo, 'patrão' da Sonae, tal a persistência de muitos clientes.
"Apenas nos resta apresentar as nossas sinceras desculpas pela presente situação, tal como por todas as informações incorrectas que foram prestadas anteriormente, sendo compreensível qualquer atitude que tome, dada esta situação. Para qualquer esclarecimento, não hesite em contactar a nossa linha de apoio ao cliente: 808102030" esta foi a resposta da Clix ao sucedido.
In Terras do Homem
18-05-2006
Desenvolvimento em http://terrasdohomem.com
6 Comments:
Tiveram que pagar alguma coisa por terem assinado os contratos? Ficaram sem serviço telefónico?
Sabe perfeitamente, que ao assinar o contrato ninguém paga, mas, assumem AMBAS as partes um compromisso, o que, para pessoas honradas, vale mais do que o dinheiro.
Quanto ao telefone, no meu caso, sim, fiquei sem telefone.
Na sua opinião. Na minha se o serviço não desse ia para outro, ou voltava ao que tinha anteriormente.
Um compromisso é válido quando ambas as partes cumprem, o que pelos vistos não foi o caso. Foi muito mau ter ficado sem telefone. Eu sou cliente CLIX e nunca tive qualquer problema e pareceu-me um pouco estranho alguêm criar um blog com este tema.
Boa sorte, mas lembre-se que isto não é o fim do mundo. Eu paguei assinatura PT durante anos e não criei um blog para cascar neles.
Não sei se o Sr Anonymous que escreveu em cima sabe mas, realmente a situação não mereceria um blog não fosse o caricato de terem enganado centenas de pessoas nesta area.
A PT também faz gafes, mas não com este aparato. A minha casa devem ter vindo uns 4 ou 5 vendedores diferentes no espaço de 15 dias.
A Clix até me chegou a enviar o novo numero de telefone e a sua data de activação. Cheguei a ter a carta de desactivação da Oni pronta para enviar, só não o fiz pois já tinha ouvido falar das "gracinhas" da Clix.
Depois demoraram 3 meses a confessar que erraram.
E conheço outros casos com situações identicas
Luis Ferreira
A PT não fáz gafes dessas a PT rouba e engana os clientes. Ou vcs não sabem que quando aderem ao clix a pt contacta-vos a propor reduções de preços? É preciso um gajo querer mudar para começar a pagar menos? Isso não é motivo para um blog?
É preciso querer mudar para deixar de pagar a assinatura, ou a mesma ser convertida em chmadas?
Que tal um blog disso? Mantenho a minha, se ouver melhor muda-se, se não der fica-se com o mesmo ou procura-se outro. Neste momento as telecomunicações em portugal não são só da pt.
Falam em centenas de clientes enganados pelo "clix", ou neste caso pelos seus vendedores. O que li foi que os vendedores venderam pacotes que já não existem e em locais não cobertos. Não creio que tenha sido obra do clix directamente...
Um ANÓNIMO disse:
"...falam em centenas de clientes enganados pelo "clix", ou neste caso pelos seus vendedores. O que li foi que os vendedores venderam pacotes que já não existem e em locais não cobertos. Não creio que tenha sido obra do clix directamente...
12:27 AM "
................................
Isto é uma afirmação de quem não sabe do que fala, senão vejamos:
1— Aos vendedores, os ditos "comerciais", são-lhe sugeridas as zonas a "desbravar".
2— "Naquela noite", quando recebi o funcionário da Clix, o site da empresa informava: PARABÉNS VOCÊ JÁ ESTÁ NUMA ZONA CLIX !
2— E para o confirmar, recebi dias depois o "username" e o Password" para aceder à tão esperada ZONA CLIX.
3— Caro "Anónimo" não ataque os pobres vendedores, porque também eles, foram vítimas desta "desorganização muito bem organizada". Com que intuitos, ninguém sabe, mas não foi certamente inocente. O tempo o dirá...
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