domingo, abril 16, 2006

CLIX - Protesto/Reclamação/Apelo

1. No dia 16 de Fevereiro de 2006, era já noite, fui visitado na minha residência por um “comercial” da Clix.
Após eu ter dito que já estava servido de ADSL da concorrência, mesmo assim, persistentemente insistiu e deu-me uma novidade a qual me agradou; informou-me, de que a minha rua já era contemplada pela designada “zona Clix”.
Confirmou telefonicamente e fiquei convencido, pois isso equivalia ao não pagamento da assinatura do telefone à PT.

Seguidamente deu-me explicações, valores, mostrou um folheto no qual sublinhou os valores que iria pagar. Assinamos o contrato de acordo com o documento publicitário que me foi exibido para me convencer e o qual ficou agrafado ao contrato.

Do folheto, o qual deu origem ao contrato assinado consta:

2. ASDL Banda larga, designada “Clix 2Mb” – Mensalidade 22,5 euros.

3. No dia seguinte, rescindi o contrato com a Oni para 30 de Abril, por acordo mútuo.

4. Datada de 23 de Fevereiro de 2006, recebi uma carta assinada pelo Director do Serviço ao Cliente sr. Luís Costa.

5. Na referida carta, com a referência 3116540, dava-me as boas vindas à Clix e fornecia-me também os dados de acesso à Internet; o “Username” e a “Password”.

6. No dia que recebi essa carta, para obter informações complementares, contacto o serviço de Apoio a Clientes e informam-me que o valor do meu contrato não era de 22,50 euros, tal como o exposto no folheto apresentado pelo comercial da Clix, mas sim de 29,90 euros.

7. Fiquei revoltado, senti-me burlado.

8. Contactei novamente os serviços de Apoio ao Cliente, para informar que não aceitaria o valor de 29,90 euros, mas sim, o valor do contrato por mim assinado, ou seja 22,50 euros. Nada decidiram, mandaram-me esperar algum tempo, pois “um superior hierárquico” me contactaria para dar a decisão.

9. Passaram dois meses e até ao momento, ninguém informou nada.

10. Na passada semana, fiquei surpreendido ao constatar que a minha zona já não é considerada “Zona Clix”...

11. Telefono mais uma vez, mas ninguém me dá explicações claras. Continuam a insistir para que eu aguarde o tal telefonema do “superior” que nunca mais chega...

12. Informei também o Serviço de Apoio a Clientes, de que utilizo a Internet para fins profissionais e que no dia 30 deste mês, irei ficar privado de trabalhar, mas aparentemente não ficaram minimamente sensibilizados, porque houve mesmo um “funcionário” que não aceitou sequer as minhas explicações, foi arrogante e prepotente e desligou-me mesmo o telefone na “cara”. Isto passou-se comigo, ninguém me contou.

13. Assim sendo, e para que conste, dou conhecimento público do meu descontentamento e do aparente caos que se vive na Clix, à Comunicação Social, Deco –ProTeste, Anacom, Intâncias européias da defesa do consumidor, entre outros.


14. Pergunto a quem de direito: quem nos defende?



Manuel Araújo

Cópias enviadas para:
ANACOM
Deco ProTeste
(Lusa) Comunicação Social
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo
Estâncias europeias de defesa do Consumidor
Blogs
Entre outros

________________________________________________________

A CLIX RESPONDE !

Hoje dia 16 de Abril, dia de Páscoa, recebi da Clix o email que se segue e ao qual respondi (a minha resposta em azul):

From: Clix Clientes
Date:16 de Abril de 2006 11:05



On 16/04/06 11:05, "Clix Clientes" wrote:

> Estimado Sr Mnauel Araújo

Exma. Sra. Ardiana de Pina
>
> Confirmamos a recepção do seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Sinceramente não me pareceu...

> Serve o presente para informar que apos verificarmos a disponibilidade da zona atraves do numero de telefone xxxxxxxxxx temos a indicação que nao se encontra numa zona clix.

No momento da assinatura do contrato era "Zona Clix". Não sou culpado.

> Mais informamos que para zonas clix e para adesões apos 30.01.2006 o custo da mensalidade de 2 megas é de 29.50.

Não sou obrigado a conhecer os "timings" das vossas promoções e preços.
O preço que me foi apresentado NAQUELE MOMENTO, foi de 22,5 euros. Foi esse o meu contrato.

> Desta forma apenas resta nos apresentar as nossas sinceras desculpas pelo presente situação tal como por todas as informação incorrectas que foram prestadas anteriormente.

Não aceito qualquer pedido de desculpas, pois existem pessoas e nomes, os quais provocaram esta situação da qual sou alheio e espero que no MAIS CURTO espaço de tempo a situação seja reposta.

Sou jornalista, utilizo como referi anteriormente, a net como ÚNICO
meio de comunicação e a 30 de Abril, irei ficar sem fornecedor de ADSL, se isso acontecer, irá acarretar inúmeros problemas e prejuízos, dos quais alguém terá de ser responsabilizado.


>Sendo compreensivel qualquer atitude que tome dada a esta situação.

A minha atitude é normal, está tomada, mas poderá ainda ser reversível, se da vossa parte, simplesmente fizerem CUMPRIR O CONTRATO ASSINADO.

>
> Para qualquer esclareciemnto nao hesite em contactar a nossa linha de apoio ao cliente 808 10 20 30.

Ligar para a vossa linha de "Apoio", para esclarecimentos ?. Isso é perder tempo, pois ninguém toma decisões e só ajuda a PT facturar...

>
> Com os melhores cumprimentos

Atentamente

>
> Adriana de Pina

Manuel Araújo
>


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Manuel,
concordo completamente com a sua indignação, eu mesmo estou indignado com o Clix e vou dizer o que está a passar comigo:

1) em primeiro lugar, subscrevi ao plano 16 megas. Apesar de colocarem o ATÉ na publicidade dessa internet que eles vendem, a qual chamo de INTERNET TANGA LARGA, esse termo não está no contrato, pois sabem eles não ter cabimento um contrato onde o serviço não é minimamente garantido.

Se assim fosse, eu apoiaria qualquer comerciante - bombas de gasolina, talhos, etc. -, a venderem ATÉ 1 litro de gasolina pelo preço de 1 litro, ATÉ um kg de carne pelo preço de um kg e assim por diante. É a primeira burla da internet de TANGA LARGA, de todos os ISP, e não só do CLIX.

Assim sendo, acho que se me venderam 16 megas, eu devia ter isso, ou, pelo menos 15. Se o sistema ADSL é precário, eles que coloquem outro sistema que dê o prometido.

Se é ATÉ 16 MEGAS, que a mensalidade seja ATÉ 35 euros. A MENSALIDADE DEVE SER PROPORCIONAL AO SERVIÇO RUIM.

2) Então, como disse, subscrevi ao plano 16 megas e pedi telefone SEM PORTABILIDADE.

3) No contrato pedi sigilo do número em listas e no identificador de chamadas.

4) Uma semana depois recebo duas cartas contraditórias do CLIX. Uma a informar que o meu processo está a decorrer normalmente e que tudo vai estar a funcionar em 4 semanas e outra a informar que infelizmente não poderei ter o meu serviço activo, pois a central na minha "zona" estava esgotada.

5) diante de duas informações contraditórias, ligo para o suporte, que então me dá uma terceira informação, de que, na verdade, o serviço ia estar activo em 4 dias.

6) ao perguntar se não era suposto me enviarem uma carta com o novo número e a informar a data de instalação, não recebo nenhuma resposta.

7) no dia indicado, o telefone e a ADSL 16 megas, que só funciona a 3,5 megas com quebras constantes na ligação, são instalados.

8) mesmo passadas 4 horas da instalação, não recebo nenhum telefonema a indicar que tenha havido a activação ou para informar acerca do novo número. Tenho de ser eu a ligar para o suporte para saber se eles poderiam me informar o meu novo número de telefone.

9) a partir da instalação desse telefone, começam os pesadelos. Isso, porque o telefone não recebe chamadas.

10) faço uma reclamação e dois dias depois recebo a ligação do técnico a dizer que estava tudo resolvido. Ao término da ligação, resolvo testar do telemóvel e vejo que o telefone continua sem receber chamadas. Então, deduzi que o técnico, inteligentemente, chegou à conclusão de que o meu telefone de que o meu telefone estava perfeito assim que eu atendi a chamada. Não fez qualquer teste. Apenas ligou para o meu número e, quando eu atendi, chegou à conclusão que a linha estava perfeita.

11) isso me obrigou a ter de fazer nova reclamação e esperar mais dois dias, para então, receber outro telefonema brilhante do mesmo técnico, que novamente conclui, brilhantemente, que a minha linha está normal, assim que ouve eu dizer "Tô!"

Dessa vez pergunto se ele testou, de um telemóvel, por exemplo e ele diz que não. Então, resolve testar e descobre, surpreso, que o telefone não recebe chamadas, pois sequer está atribuído, conforme mensagem que se ouvia da NOVIS.

Mais alguns dias de espera e o telefone passa a receber chamadas de Portugal. Entretanto, continua até hoje, passadas quase 3 semanas, sem receber chamadas do estrangeiro. Depois de 8 reclamações, 2 FAX, 6 emails e mais de 3 horas de conversas vazias com o suporte, me ligam a dizer que o meu telefone está perfeito. Ora, se está perfeito, então TODOS OS PAÍSES DO MUNDO estão com problemas, pois ninguém consegue me ligar.

Quanto ao tal sector do Luis Costa, aquilo funciona assim (esse foi o meu caso):

1) recebo duas cartas contraditórias: uma a dizer que não posso ter o serviço e outra a dizer que posso ter o serviço, as duas com a mesma data;

2) uma semana depois de activada a linha, recebo carta a dizer que o serviço vai ser activado na data X, data essa que já passou há 2 semanas;

3) hoje recebo uma carta a dizer que activaram ADSL 16 megas + happy hour na minha antiga linha da PT, aquela justamente que já nem é minha, pois quando saí da PT, o fiz SEM PORTABILIDADE.

Em resumo: os gajos estão totalmente perdidos.

Estão a aldrabar todo mundo nessa internet Tanga Larga do até, que também chamo de ATÉ SL e também estão a aldrabar quando falam em CENTRAIS CLIX, pois a maioria delas é na verdade da PT. Basta marcar um número aleatório, como 123 e esperar a mensagem de erro da PT para confirmar.

Eu sinceramente, estou prestes a me passar com os gajos.

Eu também acho que todas as pessoas tem de se unir. Temos de fazer algo. Se tiver alguma sugestão...

abraços
Lima

6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah, só para completar...

hoje recebi email da BRITISH TELECOM a dizer que o meu número de telefone CLIX é inválido.

genial! E os gajos dizem que da parte deles não há qualquer problema.

6:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home